quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
BATIDO DE CAFÉ
2 copos de gelado de baunilha
1 copo de leite
2 c.chá de café instantâneo
Deite os ingredientes num copo de misturadora e mexa até ficar homogéneo. Sirva imediatamente.
PERU DO HAVAII
Ingredientes:
1 cebola grande picada
2 c. sopa óleo
200 gr de ervilhas congeladas
1 1/2 aipo às rodelas
2 cubos de caldo de galinha
3/4 copo de água
2 colheres de sopa farinha maisena
1 c. sopa de molho de soja (não gostando ou não tendo pode-se substituir com molho Inglês)
1 lata de ananás cortadas as rodelas aos bocadinhos
1 lata pequena de cogumelos fatiados
1 lata de castanhas escorridas
1/2 copo de amêndoas em lascas
3 copos de carne de peru às lascas
Arroz para acompanhar
Salteia-se a cebola no óleo até estar quebrada, junta-se as ervilhas, o aipo, a água e os cubos de caldo de galinha. Tapa-se e deixa-se ferver durante 5 minutos.
Junta-se a farinha maisena e o molho de soja mexendo sempre. Juntas-e o molho da lata de ananás e dos cogumelos. Deixa-se cozer durante 3 minutos mexendo sempre até o olho engrossar.
Junta-se o ananás, cogumelos, castanhas, amêndoas e 2 copos de carne de peru. Tapa-se e deixa-se ficar até que tudo esteja morno. Dispõe-se arroz em copinhos numa travessa a toda a volta, e no meio coloca-se a mistura de peru. Decora-se o arroz com o restante 1 copo de carne de peru que se guardou.
TARTE DE CEREJA
4 copos de cerejas descaroçadas e bem vermelhinhas
1 copo de açúcar
3 c.sopa de farinha de tapioca
1 c.sopa de licor de cereja (opcional)
1 c.chá de raspa de limão
1 c.sopa de manteiga ou margarina
massa igual à tarte de maça
Numa taça grande juntar as cerejas, açúcar, tapioca, licor, raspa de limão e 1/8 c.chá de sal fino. Deixe marinar durante 20 minutos mexendo de vez em quando. Forre o fundo de uma forma de tarte com ½ da massa, por dentro ponha pedacinhos de manteiga. Recheie com as cerejas, ponha pedacinhos de manteiga por cima, e tape com o resto da massa, fazendo pequenas pregas nas beirinhas para a massa se colar à de baixo. Tapar tarte com papel de alumínio. Vai ao forno médio durante 25 a 30 minutos, retira-se o papel de alumínio, e volta ao forno mais 25 a 30 minutos, ou até estar dourada por cima. Deixe arrefecer e sirva.
SALADA DE COTUVELINHOS E FIAMBRE
150 gr de milho congelado
150 gr de ervilhas congeladas
150 gr de cenoura cortada às meias luas
4 ovos
2 fatias de fiambre com 1,5 cms de espessura cortado aos cubos
1 cebola picada
1 talo de aipo cortado às fatias
¼ de pimento verde cortado aos cubinhos pequenos
1 cabeça de alho francês cortado aos bocadinhos pequenos
8 ceboletos picados
sal e pimenta q.b.
maionese q.b.
1 c.sopa de mostarda
1 c.sopa de ketchup
Põem-se ao lume num tacho grande temperado de azeite, sal e pimenta, os cotuvelinhos, milho, ervilhas, cenoura e os ovos. Quando tudo estiver cozido, coa-se e passa-se por água fria para a massa parar de cozer. Numa taça onde se irá servir a salada põem-se os ingredientes cozidos. Descascam-se os ovos cortam-se aos bocadinhos e juntam-se à salada. Junta-se o fiambre, e todos os vegetais crus, tempera-se de sal e pimenta se for preciso. Junta-se duas boas colheradas de sopa de maionese, o ketchup e a mostarda, mexe-se bem. Põem-se por duas horas no frigorifico e serve-se frio.
FRANGO DIJON
½ cebola picada
sal fino q.b.
pimenta q.b.
sumo de limão
3 c.sopa de manteiga
1 cubo de caldo de frango
125 ml de natas
2 c.sopa de farinha
1 c.sopa de mostarda Dijon
tomate e salsa a gosto para enfeitar
Tempera-se os peitos com sal, pimenta, cebola e sumo de limão. Numa frigideira derrete-se a manteiga e fritam-se os bifes até estarem louros, e tenros. Tiram-se para uma travessa. Medem-se os líquidos na frigideira e adiciona-se água até perfazer 250 ml de liquido junta-se o cubo de caldo. Vai ao lume brando. Numa taça mistura-se as natas com a farinha e despeja-se depois na frigideira onde está o caldo. Deixa-se cozer até engrossar. Junta-se a mostarda Dijon e mexe-se bem. Deita-se este molho por cima do frango enfeita-se com tomate e salsa e serve acompanhado de arroz branco.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
MAÇAS ASSADAS
6 maças grandes
¾ copos de passas
½ copo de açúcar amarelo
½ copo de água
1 c.sopa de manteiga
½ c.chá de canela
½ c.chá de noz moscada
gelado de baunilha
Descaroce as maças e descasque um anel no topo de cada maça. Coloque-as num tabuleiro e recheie com as passas. Num tacho junte o açúcar, água, manteiga, canela e noz moscada e ferva. Deite esta mistura quente por cima das maças, e leve ao forno brando durante cerca de 1 hora ou até as maças estarem tenras, tendo o cuidado de regar regularmente com o molho que se lhes pôs em cima. Serve-se quente e a acompanhar uma bola de gelado de baunilha.
BATIDO DE CHOCOLATE
1 copo de leite
1/4 copo de Nesquick
Deite os ingredientes num copo de misturadora e mexa até ficar homogéneo. Sirva imediatamente.
FATIAS DOURADAS
1 pau de canela
2 cascas de limão
1 c.sopa de açúcar
10 ovos
uma pitada de sal
1 pão de forma com dois dias
óleo para fritar e açúcar e canela q.b.
Comece por levar ao lume o leite com o pau de canela, as cascas de limão e o açúcar. Deixe ferver bem e reserve fora do lume para arrefecer. Entretanto, bata os ovos com o sal e, com uma faca afiada, corte o pão de forma em fatias. Coloque o óleo a aquecer. Mergulhe as fatias do pão no leite e, logo depois no ovo. Disponha-as, cuidadosamente, no óleo e deixe fritar de ambos os lados. Retire com o auxilio de uma escumadeira e escorra-as em papel absorvente. Distribua-as por uma travessa e sirva-as polvilhadas de açúcar e canela.
SOPA DE GRÃO COM ...............
½ chávena de chá de arroz bem lavado
1 c.pau grande de azeite
1 cubo de maggi frango
sal q.b.
e uma destas opções. 2 cebolas picadas ou 1 molho de espinafre ou 1 molho de agrião ou 1 molho de nabiças
Põe-se o grão de molho pelo menos 8 horas, de manhã para ser feita à noite, ou à noite para ser feita à noite. Quando já estiver bem inchado, põe-se numa panela de pressão a cozer com bastante água mexendo a panela para o grão não pegar ao fundo. Quando cozido passa-se por um passe-vite para uma panela de 24 cm de diâmetro. Vai-se despejando a água da cozedura do grão sobre o passe-vite para ajudar a passar. Junta-se mais um pouco de água para que fique um pouco por baixo das asas da panela. Volta ao lume e entretanto vai-se juntando os restantes ingredientes, o azeite, o sal, o maggi e o arroz. Entretanto ou se pica a cebola ou se lava e arranja a hortaliça. Logo de seguida se junta à sopa que se deixa cozer até tudo estar bem cozido. ( se sobrar deve-se guardar no frigorifico)
COQ AU VIN
2 frangos de 1 a 1.5kgs
2 c.sopa de farinha
¾ c.chá de sal
¼ c.chá pimenta
2copos de vinho tinto burgundy
2 c.sopa de conhac ou brandy
2 c.sopa de salsa picada
½ c.chá de manjerona picada ou seca
½ c.chá de tomilho seco em pó
2 folhas de louro
500grs de chalotas
500grs de cogumelos frescos laminados
1 chávena de cenoura cortada às rodelas
2 dentes de alho espremidos
3 c.sopa de farinha
3 c.sopa de manteiga muito mole
salsa picada para enfeitar
Num tacho grande aloura-se o bacon até ficar lourinho. Retira-se do tacho e guarda-se. Aloura-se então o frango já cortado aos bocados, conforme fica louro retira-se do lume para uma taça. Junta-se então à gordura as 2 c.sopa de farinha, sal e a pimenta. Junta-se o vinho e o conhac ou brandy deixa-se cozinhar até este molho engrossar um pouco 1 ou 2 minutos. Junta-se a salsa, manjerona, tomilho, e as folhas de louro. Volta-se a por o frango no tacho juntamente com as chalotas , cogumelos, cenoura, alhos e o bacon. Fica tudo a ferver em lume baixinho e tacho tapado durante 40 minutos ou até o frango estar tenro. Retira-se o frango e os vegetais do molho e colocam-se numa travessa mantendo-a quente. Do molho do tacho deita-se fora as folhas de louro. junta-se às 3 c.sopa de farinha a manteiga que se mexe até ficar um creme pastoso gradualmente vai-se juntando este ao molho mexendo sempre, vai ao lume brando até engrossar um pouco, coisa de 1 a 2 minutos, tempera-se de sal e pimenta a gosto e despeja-se por cima do frango na travessa. Por fim enfeita-se com a salsa. Serve-se com arroz branco.
VELHÓS DE ABÓBORA
8 gr de fermento de padeiro
320 gr de farinha
3 ovos
raspa e sumo de 1 laranja pequena
uma pitada de sal
farinha, óleo, açúcar e canela em pó q.b.
Misture a abóbora com o fermento, a farinha, os ovos, a raspa de laranja e o sal. Bata bem, adicione o sumo de laranja e bata mais um pouco, até obter uma massa consistente. Polvilhe a superfície com um pouco de farinha e deixe levedar, bem tapado, em local quente, até atingir o dobro do volume. Leve ao lume uma frigideira funda com óleo e deixe aquecer bem. Retire porções de massa com uma colher de sopa, frite e escorra sobre papel absorvente. Polvilhe com açúcar e canela em pó, transfira para uma travessa. Sirva morno ou frio.
FRANGO CACIATORE
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de óleo
1 frango 1-1.5 Kgs.
6 a 8 tomates médios
1 pimento médio
250 grs. de cogumelos
2 c. chá de oreganos
2 c. chá de manjericão
½ c. chá de alecrim
½ folha de louro
¼ copo de vinho branco
sal e pimenta a gosto
Aloura-se a cebola as rodelas juntamente com o alho, retira-se a cebola então para um pratinho e vai a alourar o frango partido e limpo de peles e gorduras, mexendo sempre para não deixar queimar. Conforme cada bocado fica louro vai-se tirando para fora, quando estiver todo alourado, volta a pôr-se a cebolada no tacho e junta-se então os outros ingredientes, o tomate sem peles nem pevides, o pimento, os cogumelos, e os temperos todos menos o vinho. Devolve-se o frango ao tacho onde se junta agua o suficiente para cobrir e deixa-se cozer até o frango estar tenro. Quando assim estiver, põe-se o vinho deixa-se cozer cerca de 15 minutos e está pronto. Serve-se com arroz branco.
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
QUEQUES DE IOGURTE
50 gr de mel
50 gr de manteiga
1 iogurte natural
1 ovo
1 limão (raspa e sumo)
100 gr de açúcar
300 gr de farinha com fermento
1 c. café de sal
canela que baste
Derreta o mel e a manteiga juntos em banho-maria.
À parte, bata o iogurte com o ovo e adicione-lhe a mistura de mel e manteiga, a raspa e o sumo de limão.
Misture o açúcar, o sal, a farinha e canela.
Incorpore-os na massa anterior e mexa bem. Verta dentro das forminhas, previamente untadas e enfarinhadas, enchendo-as apenas até ao meio.
Leve os queques ao forno pré-aquecido a 10ºC, durante 30 minutos. Verifique a cozedura com um palito e desenforme ainda quentes.
Sirva de seguida.
BATIDO DE IOGURTE E LARANJA
2/3 de chávena de sumo de laranja
1/2 iogurte de aroma a morango
1 c. sopa de gérmen de trigo
1 c. chá de açúcar mascavado
Rodelas de laranja que baste
Junte todos os ingredientes, bata-os no liquidificador, excepto as rodelas de laranja, e leve-os ao frigorífico.
Verta o preparado para copos altos e decore com rodelas de laranja, mesmo antes de servir.
FILETES DE PESCADA COM IOGURTE
650 gr de filetes de pescada
1 c. sopa de farinha
50 gr de manteiga
150 gr de cogumelos limpos e migados
2,5 dl de iogurte natural
4 c. sopa de queijo ralado
óleo, manteiga, sal e pimenta que baste.
Aqueça o forno a 180º C.
Frite as batatas e escorra-as
Passe os filetes por farinha e frite-os de ambos os lados, em metade da quantidade da manteiga.
Salteie os cogumelos na mesma gordura e, de seguida, disponha-os sobre o peixe, seguidos das batatas fritas.
Aqueça o iogurte, adicione-lhe a restante manteiga, tempere com sal e pimenta e regue o peixe com este molho.
Polvilhe-o com o queijo ralado e leve-o ao forno, por 10 minutos.
Retire e sirva de imediato.
Sugestão: Coloque uma camada de espinafres entre o peise e a batata.
SALADA DE FRANGO COM MAÇÃ
4 peitos de frango
1 cenoura
1 cebola
1 folha de louro
2 ovos
2 maçãs granny smith (verdes)
1/2 limão (sumo)
1 molho de agriões
1 alface
4 rabanetes
2 iogurtes naturais
açafrão, caril, sal e pimenta que baste
Coza os peitos de frango em água temperada de sal, juntamente com a cenoura, cebola e a folha de louro.
Retire e deixe arrefecer.
Na mesma água, coza os ovos, durante 8 minutos.
Corte as maçãs em gomos e elimine as sementes e regue-as com sumo de limão.
Lave bem os agriões e a alface.
Corte os rabanetes em rodelas finas.
Componha a salada com todos os legumes e junte-lhes os peitos de frango fatiados, a cenoura fatiada e cebola aos bocados.
Prepare o molho, juntando uma pitada de açafrão e outra de caril aos iogurtes. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Verta o molho sobre o frango e sirva de imediato.
Dica: Se não gostar de rabanetes substitua por tomates cereja.
Para variar: Junte 50 gr de nozes ou amêndoas picadas ao molho.
MOLHO DE IOGURTE E ERVAS AROMÁTICAS
2 iogurtes naturais
1 c. chá de cerefólio picado
1 c. chá de estragão picado
1 c. sobremesa de salsa picada
1 c. sobremesa de coentros picados
1 c. sobremesa de açúcar
sal e pimenta que baste
Misture num recipiente os iogurtes com todas as ervas bem picadas.
Tempere com sal, pimenta e açúcar e sirva de imediato.
MOLHO DE IOGURTE E CEBOLINHO
3 hastes de cebolinho fresco
1 dente de alho
1 iogurte natural
Lave e pique o cebolinho.
Descasque e esmague o dente de alho.
Numa tijelinha, misture o iogurte com o cebolinho e o alho esmagados e mexa muito bem.
Sirva de seguida.
BATIDO DE BAUNILHA
2 copos de gelado de baunilha
1 copo de leite
Deite os ingredientes num copo de misturadora e mexa até ficar homogéneo. Sirva imediatamente.
SONHOS DE CENOURA
1 kg de puré de cenoura
200 gr de farinha de trigo
30 gr de fermento de padeiro
3 ovos
4 gemas
raspa de 1 laranja
1 c.chá de canela
óleo e açúcar q.b.
Misture o açúcar em pó com o puré de cenoura, acrescente a farinha peneirada e envolva bem. Dissolva o fermento de padeiro num pouco de água morna e adicione ao preparado anterior, seguido dos ovos, as gemas, a raspa de laranja e, por fim a canela. Tape com um pano e deixe repousar até dobrar de volume. Aqueça o óleo numa frigideira e frite colheradas do preparado, virando-os até ficarem uniformemente dourados. Retire com o auxilio de uma escumadeira e escorra sobre papel absorvente. Passe depois por açúcar e sirva.
FILHÓS DE LIMÃO
2 limões
20 gr de banha
4 ovos
uma pitada de sal
500 gr de farinha
1 cálice de aguardente
óleo e açúcar q.b.
Misture a margarina com o sumo de limão, a banha, os ovos e o sal. Mexa bem com a ajuda de um batedor de varas e, por fim, acrescente a farinha e a aguardente. Amasse bem até obter uma massa consistente. Tape com um pano limpo e deixe levedar até dobrar de volume. Depois, estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte filhos do tamanho e formato que desejar. Frite em óleo bem quente e escorra sobre papel absorvente. No final polvilhe com açúcar previamente misturado com a raspa dos limões.
BELHÓS DE CENOURA
40 gr de fermento em pó
1 dl de leite
5 ovos
500 gr de farinha
raspa de 1 laranja
óleo, açúcar e canela q.b.
Coza as cenouras e reduza-as a puré. Dissolva o fermento no leite morno e adicione-o ao puré. Junte os ovos, alternando com a farinha, e, por fim, raspa de 1 laranja. Deixe levedar num local aquecido, até se formarem bolinhas na superfície. De seguida, leve ao lume uma frigideira funda com óleo e, quando estiver bem quente, frite as colheradas de massa. Vire-as para que fritem dos dois lados. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente. Depois, passe por açúcar e canela.
Pode também alternar e fazer uma calda. Para isso precisa de:
2 dl de agua
250 gr de açúcar
1 pau de canela
raspa de 1 limão
Leve o preparado ao lume e deixe ferver em lume brando durante 3 minutos.
FILHÓS DE LARANJA
600 gr de farinha
5 ovos
1 laranja
0,7 dl de azeite
0,5 dl de aguardente
uma pitada de sal
óleo, açúcar e canela q.b.
Dissolva o fermento num pouco de água morna e junte-lhe um pouco de farinha, que deve retirar dos 600 gr. deixe levedar até dobrar de volume. Depois de leveda, misture-lhe a restante farinha, os ovos, o sumo e a raspa de laranja, o azeite morno, a aguardente e o sal. Amasse tudo muito bem, até obter uma massa brilhante e elástica. Deixe levedar até dobrar de novo o volume. Aqueça o óleo e, entretanto, estenda finamente a massa com a ajuda do rolo. Com uma faca afiada, corte os triângulos e frite-os em óleo já quente. Deixe-os escorrer sobre papel absorvente e, ainda quentes, passe-os por uma mistura de açúcar e canela.
SONHOS DE ABÓBORA
0,5 dl de leite morno
30 gr de fermento de padeiro
360 gr de farinha de trigo
4 ovos
sal, açúcar, canela e óleo q.b.
Coza a abóbora em pouca agua e umas pedrinhas de sal. Depois, escorra-a e reduza-a a puré. Adicione o leite ao fermento e mexa com a ponta dos dedos até ficar bem desfeito. Em seguida, junte o puré de abóbora e envolva. Acrescente a farinha e, depois, os ovos. Tape com um pano e deixe levedar até obter o dobro do volume. Frite às colheradas em óleo bem quente. Polvilhe com açúcar e canela.
SOPROS DA CONSOADA
50 gr de açúcar
2 laranjas
100 gr de farinha de trigo
60 gr de farinha maisena
1 c.chá de fermento em pó
1 c.café de sal fino
2 c.sopa de óleo
Bata as gemas com, o açúcar e a raspa das laranjas. À parte, peneire as farinhas com o fermento e o sal e junte ao preparado, assim como o óleo e o sumo das laranjas. De seguida, envolva as claras batidas em castelo. Frite colheradas deste preparado em óleo bem quente. Vire para que fritem de ambos os lados e coloque depois a escorrer sobre papel absorvente. Por fim, passe por açúcar.
(Ao envolver as claras, faça-o de forma enérgica, de preferencia com um batedor de varas, para que estas não talhem)
SONHOS COM RUM
100 gr de manteiga
1 c.sopa de açúcar
4 ovos
125 gr de farinha
uma pitada de sal
óleo q.b.
CALDA
5 dl de água
300 gr de açúcar
½ casca de limão
1 cálice de rum
Leve ao lume a água, o sal, a manteiga e o açúcar. Quando levantar fervura, adicione a farinha de uma só vez e mexa bem. Retire do calor e continue a mexer, até arrefecer um pouco. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo entre eles. Aqueça bem o óleo e frite nele colheradas de massa. Coloque-as a escorrer sobre papel absorvente. Para a calda, leve ao lume todos os ingredientes e deixe ferver até atingir o ponto de fio(cerca de 2 minutos). Deixe amornar e verta sobre os sonhos.
MEAT LOAF
¾ copo de leite
½ copo de pão ralado
¼ copo de cebola picada
2 c.sopa de salsa picada
1 c.chá de sal fino
½ c.chá de sálvia
1/8 c.chá de pimenta
1 quilo de carne de vaca picada
¼ copo de ketchup
2 c.sopa de açúcar amarelo
1 c.chá de mostarda
Mistura-se os ovos e o leite, junta-se o pão ralado, cebola, salsa, sal, sálvia e pimenta. Junta-se tudo isto à carne picada mistura-se tudo muito bem. Despeja-se a carne para uma forma com o formato de anel ou para uma forma de bolo inglês. vai ao forno brando durante cerca de 50 minutos coberto de uma folhe de alumínio. Numa taça mistura-se o ketchup, açúcar, e mostarda, mexe-se bem e espalha-se por cima da carne volta ao forno destapado durante cerca de 10 minutos. Acompanha com arroz branco.
BIFES SUIÇOS
3 c.sopa de farinha
1 c.chá de sal fino
2 c.sopa de manteiga
800 gr de tomate cortado aos bocados sem pele nem pevides
1 cebola pequena
1 talo de aipo
1 cenoura media
½ c.chá molho Worcestershire (Molho Ingles)
Mistura-se a farinha e o sal numa travessa, e passa-se os bifes nesta farinha. Numa frigideira grande aloura-se os bifes na manteiga derretida bem quente. Escorre-se a gordura em excesso. Junta-se o tomate, cebola, aipo, cenoura, e o molho inglês. Tapa-se e deixa-se cozer em lume brando durante 1 ¼ horas ou até a carne estar tenra. Tira-se a carne para uma travessa e que se mantém morna. Mistura-se ¼ copo de água fria ao resto de farinha inicial e junta-se o molho com tomate vai ao lume até engrossar e fazer bolhas, deixa-se cozer mais 1 a 2 minutos. Serve-se a carne com o molho juntamente com arroz branco ou massa a gosto.
BEEF STROGANOFF (para 4 pessoas)
½ quilo de carne de vaca tenra para bifes
1 c.sopa de farinha
½ c.chá de sal fino
2 c.sopa de manteiga
1 ½ copos de cogumelos frescos
½ copo de cebola picada
1 dente de alho amassado
2 c.sopa de manteiga
3 c.sopa de farinha
1 c.sopa de pasta de tomate
1 cubo de caldo de vaca
1 copo de natas
2 c.sopa de vinho branco seco
massa larga cozida
Corte a carne aos bifinhos e depois aos pedacinhos em quadrados pequenos. Mistura-se a farinha e o sal e passa-se todos os bocadinhos de carne nesta mistura. Numa frigideira derrete-se a manteiga, adiciona-se a carne e aloura-se de todos os lados. Adiciona-se os cogumelos, cebola e alho e deixa-se alourar 3 a 4 minutos. Retira-se tudo para uma taça, e à gordura que restou na frigideira adiciona-se 2 c.sopa de manteiga e 2 c.sopa de farinha, a pasta de tomate, o cubo de caldo sal e 1 ¼ copos de água deixando-se cozer esta mistura até engrossar um pouco. Junta-se então as natas e a restante colher de farinha até esta estar dissolvida. Junta-se a carne mais os cogumelos Deita-se as natas na frigideira mais o vinho e serve-se quente com massas largas.
LOMBO DE PORCO ASSADO COM LARANJA
2 dentes de alho
1 c.chá colorau
sal e pimenta q.b.
margarina
2 c.chá de açúcar
3 c.sopa de vinho branco
manteiga
sumo de 2 laranjas
rodelas de laranja
Pisam-se num almofariz os dentes de alho, o colorau, margarina, sal e pimenta. Depois de bem mexida esta massa barra-se com ela o lombinho e leva-se a assar em forno moderado. Numa caçarola deita-se o açúcar, o vinho e leva-se a lume brando até escurecer, junta-se-lhe todo o suco do assado, tira-se do lume e deita-se mais um bocado de manteiga e o sumo das laranjas. A manteiga e o sumo só se deitam no momento de servir, para não arrefecer. Serve-se em travessa comprida levando o assado no centro partido às fatias finas e à volta rodelas de laranja sem casca e batatas fritas. Cobre-se a carne com o molho ou serve-se este numa molheira.
LOMBO DE PORCO ASSADO COM TOMILHO E MANGA
4 mangas
1 raminho de tomilho
2 dentes de alho
sal
1 piripiri
2 c. de sopa de azeite
sumo de 1 limão
3 c. sopa de margarina
2 copos de água
2 dl. de natas
Prepare uma pasta com os alhos picados, o sal, o piripiri e o tomilho, adicione-lhe o azeite e as natas e barre o lombo generosamente com este preparado. Regue-o com o sumo de limão, cubra-o com pedacinhos de margarina regue-o com dois copos de agua e leve-o ao forno, previamente aquecido a 180ºC, cerca de 45 minutos. Cozinhe-o até ficar dourado e estaladiço. Corte as mangas em fatias finas e quase no final da assadura introduza-as no tabuleiro e deixe-as cozinhar com a carne. Acompanha com batata frita palha e agriões frescos.
DICA: Caso queira substitua a margarina por pingue de porco para que fique ainda mais saboroso.
PATO COM LARANJA
COELHO À CAÇADOR
DOCE DE OVOS
4 gemas
Coloque num tacho o açúcar e cubra com agua. Leve ao lume até obter ponto de pérola. Retire e deixe ficar morno. Misture as gemas com um batedor de varas manual e, mexendo sempre, junte a calda de açúcar. Leve a lume brando, não parando de mexer, e deixe cozinhar até obter a consistência cremosa mas grossinha.
PERAS EM CHOCOLATE
1 vagem de baunilha
8 pêras
sumo de limão
180 gr de chocolate em barra
100 gr de queijo fresco
2 c.sopa de queijo azul
1 cálice de whisky
Prepare uma calda fraca, fervendo durante 5 minutos 1 ½ l de agua, o açúcar e a vagem de baunilha cortada ao alto. Descasque as pêras, deixando os pés. Com um aparelho próprio, tire a parte central. Corte uma rodela fina na base, para as tornar estáveis. Passe as pêras por sumo de limão, para não oxidarem. Depois de descascadas, mergulhe-as na calda fervente. Se necessário, adicione um pouco de agua de modo a cobrir a fruta. Tape e cozinhe lentamente durante 25 minutos. Tire as pêras com uma escumadeira e deixe concentrar a calda até reduzir para 3,5 dl. deite a calda num tacho pequeno e junte o chocolate raspado. Aqueça em banho-maria e junte os queijos moídos. Apure durante uns minutos, mexendo sempre. Fora do lume, aromatize com whisky. Deixe arrefecer. Sirva em pratos pequenos, regadas com o molho. Se desejar, acompanhe com bolas de gelado.
MOLHO DE CARNE E ESPARGUETE
1 cebola grande picada
1 pimento grande cortado aos bocadinhos
2 dentes de alho picados
1 quilo de tomate limpo sem peles nem pevides e cortado aos bocadinhos
2,5 dl de pasta de tomate
2 c.chá de açúcar amarelo
1 ½ c.chá de oreganos em pó
1 c.chá de sal fino
½ c.chá de manjericão
½ c.chá de tomilho em pó
1 folha de louro
½ lt de água
esparguete cozido
Num tacho grande aloure com um pouco de óleo a carne, cebola, pimento, e alho até os vegetais estarem tenros. Escorre-se o excesso de gordura. Junta-se o tomate, a pasta de tomate, o açúcar, oregãos, sal, manjericão, tomilho e louro, junta-se água. Deixa-se ferver, baixa-se o lume, e fica a fervinhar durante 1 ½ a 2 horas ou até molho estar grosso. Retira-se a folha de louro e serve-se por cima de esparguete cozido. Salpica-se por cima com queijo parmesão.
BOLO DE LARANJA
6 ovos
o peso de 3 ovos de farinha
o peso de 6 ovos de açúcar
raspa de 1 laranja
Batem-se as gemas e o açúcar até obter uma gemada cremosa, junta-se a farinha aos poucos sempre mexendo muito bem, por fim junta-se a raspa da laranja. Vai ao forno em forma untada e enfarinha em lume brando. Querendo pode-se fazer com esta receita quadradinhos num tabuleiro e depois passa-los por açúcar para festas. Pode-se também aumentar esta receita com facilidade aumentado os ovos e restantes ingredientes.
BOLO DE COCO
5 ovos
o peso dos ovos de manteiga
o peso dos ovos de açúcar
o peso de 4 ovos de farinha
Batem-se as gemas com o açúcar muito bem até ficar uma gemada cremosa, junta-se a manteiga bem mole continua-se a bater muito bem durante 15 minutos. Depois deita-se pouco a pouco a farinha, o coco, e por ultimo as claras muito bem batidas em castelo bem firme, com muito cuidado para não partirem. Vai ao forno em forma untada e enfarinhada. Depois de cozido se for de seu agrado cobrir com glace real e polvilha-se com coco ralado (para realçar o coco experimente torra-lo ligeiramente).
BOLO FAMILIA
1 c.chá de fermento
1 c.café de canela
250 grs de farinha
sumo e raspa de uma laranja
2 dls leite
1 c.sopa de manteiga
2 ovos
1 cálice de vinho do Porto
Bate-se o açúcar com as gemas, junta-se o sumo e a raspa de laranja, o leite, a canela, o fermento, o vinho, a manteiga derretida, a farinha, bate-se muito bem, e por fim envolve-se as claras batidas em castelo. Vai ao forno em forma untada e enfarinhada.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
BOLO GRANDE E ECONOMICO
2 chávenas de farinha
1 c.sopa de fermento
½ chávena de leite
1 c.sopa de manteiga
1 ovo
raspa de 1 limão
uma pitada de sal
Batem-se o ovo, o açúcar, e o leite muito bem batidos. Junta-se depois a farinha com o fermento e a raspa de limão e bate-se durante 5 minutos. Vai ao forno em forma untada e enfarinhada.
FATIAS DE AMENDOIM
60 gr de chocolate em barra
150 gr de açúcar amarelo
60 gr de manteiga
3 ovos
125 gr de farinha
4 c.sopa de cacau
80 gr de chocolate para barrar (Tulicreme ou Nucrema de chocolate)
80 gr de Manteiga de amendoim para barrar (Manteiga de Amendoim nos hipers ao pé da Nutella ou da manteiga ou Tulicreme)
Derreta o chocolate em banho-maria. Tire do lume e bata com o açúcar, a manteiga e os ovos. Junte a farinha peneirada com o cacau. Misture os amendoins. Deite a massa uma forma untada e polvilhada(rectangular) Coza no forno durante 35 minutos. Desenforme e deixe arrefecer. Por cima, disponha os dois cremes, alternando sabores. Com um garfo, dê o aspecto marmoreado, envolvendo os dois cremes. Quando todo coberto corte o bolo aos quadrados e disponha em travessa.
BOLO DE CHOCOLATE
6 ovos
250 gr de açúcar
125 gr de chocolate em barra
1 pitada de baunilha
RECHEIO E COBERTURA
125 gr de chocolate de leite
125 gr de manteiga
325 gr de açúcar em pó
8 c.sopa de leite
2 claras
Bata os ovos e acrescente o açúcar, batendo até duplicar o volume. Junte a farinha. Amoleça o chocolate em banho-maria com a baunilha e 8 c.sopa de agua. Misture com a massa anterior. Deite numa forma com 25 cm de diâmetro, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido durante 25 minutos. Deixe arrefecer e desenforme sobre uma rede.
COBERTURA
Amoleça o chocolate e a manteiga em banho-maria. Fora do lume, adicione os restantes ingredientes e bata com a batedeira até arrefecer e o creme ficar espesso. Corte o bolo, já frio, em duas rodelas e recheie com um pouco de creme. Recomponha o bolo e barre-o uniformemente. Enfeite com granulado de chocolate.
PÃO-DE-LÓ ACHOCOLATADO
300 gr de açúcar
6 c.sopa de leite gordo
3 c.sopa de chocolate em pó
175 gr de farinha com fermento
manteiga e farinha para a forma
Aqueça o forno. Unte com manteiga e polvilhe com farinha, uma forma grande com chaminé ao meio. Separe as gemas das claras. Bata as últimas em castelo e reserve. Bata as gemas com o açúcar até obter uma gemada clara e volumosa. Junte aos poucos o leite e chocolate. Bata bem e adicione alternadamente e sem bater, a farinha peneirada e as claras que reservou. Deite a massa na forma e leve ao forno durante 45 minutos. Deixe amornar e desenforme sobre uma rede para arrefecer.
BOLO DE NOZ
150 gr. de açúcar
75 gr. de farinha
1 c. chá de fermento
1 cálice de vinho do Porto
1 c. chá de extracto de baunilha
150 gr. de nozes picadas miúdas
Batem-se as claras em castelo numa taça. Noutra taça bate-se as gemas com o açúcar até estar cremoso, vai-se juntando a farinha, fermento, vinho do Porto e o extracto alternadamente. Bate-se muito bem até a massa fazer bolinhas. Depois e já com uma colher de pau junta-se sem quebrar as claras batidas em castelo e por ultimo as nozes. Leva-se ao forno numa forma redonda de buraco já previamente untada e enfarinhada. Vai a lume forte os primeiros 5 minutos, depois baixa-se o lume para quase o mínimo pois é muito húmido e tem que cozer muito devagar.
QUADRADOS DE ABÓBORA
crosta de bolacha (ver em baixo como se faz)
2 copos de abóbora menina cozida e escorrida
1 lata de leite condensado
¾ copo de açúcar
2 ovos
1 c.chá de canela
½ c.chá de gengibre
¼ c.chá de cravinho
raspa de uma laranja
chantilly a gosto
Preparar a crosta de bolacha. Numa taça mistura-se o açúcar e os ovos, junta-se o leite, a abóbora, e os condimentos mexe-se bem e despeja-se em cima da crosta de bolacha. Vai ao forno pré-aquecido médio cerca de 1 hora ou até uma faca inserida no centro sair limpa, deixe arrefecer. Juntar ao chantilly a raspa de laranja e espalhar por cima. Cortar aos quadrados. Se quiser enfeitar com nozes partidas a meio.
CROSTA DE BOLACHA
1 pacote de bolacha Maria
½ copo de nozes picadas
200 gr de manteiga amolecida
2 c.sopa de açúcar
Misture todos os ingredientes, depois despeje para uma forma com20 x 30 cm +/- e vai ao forno durante 15 minutos.
BISCOITOS DE AVEIA
1 copo de farinha
½ copo de açúcar
½ copo de açúcar amarelo
1 c.chá de fermento
¼ c.chá de sal fino
½ copo de manteiga derretida
1 ovo
¼ c.chá de baunilha
¾ copo de flocos de aveia
¼ copo de nozes picadas
Numa taça misturar bem o ovo com os açúcares ate ficar cremoso. Junta-se então gradualmente e alternadamente a manteiga, farinha, fermento, sal, e baunilha mexe-se bem. Junta-se por fim as nozes e a aveia. Formam-se pequenas bolas entre as mãos rolando por fim em açúcar e colocando de seguida em tabuleiro untado. Vai ao forno brando por 10 a 12 minutos. Faz 3 ½ dúzias de biscoitos.
BOLO DE CAFÉ
1 c.sopa de manteiga amolecida (não derretida)
1 chávena das de café de café bem forte
250 gr de farinha
1 c.chá de fermento
3 ovos
Batem-se o açúcar, as gemas, o café, e a manteiga, depois de tudo bem batido junta-se-lhe a farinha e o fermento e por ultimo as claras batidas em castelo. Coze-se no forno em forma untada de manteiga e polvilhada de farinha.
COELHO COM MOLHO DE TOMATE
1 dente de alho
1 c.sopa de manteiga
azeite
1 coelho partido aos bocados
0,5 dl de vinho branco
4 tomates sem peles nem pevides
1 knorr de galinha
sal e pimenta q.b.
1 ramo de cheiros
pão torrado
Faz-se um refogado com a cebola e o alho, manteiga e um fio de azeite, junta-se o coelho partido aos bocados e deixa-se alourar. Deita-se o vinho, tomate, o knorr, água, sal, pimenta, ramo de cheiros e volta tudo ao lume até cozer, conforme o molho vai reduzindo vai-se juntando um pouco mais de água. Quando estiver cozido retira-se do lume. Cobre-se o fundo de um prato com fatias fininhas de pão torrado, põe-se em cima o coelho e rega-se com o molho, o pão deve ficar ensopado.
COELHO À COZINHEIRA
3-4 alhos pisados
sal e pimenta
3 tiras de toucinho cortado em tiras
1 cebola
1 raminho de coentros
vinagre
vinho branco
açafrão
queijo ralado
sumo de limão
pão torrado
Parte-se o coelho em pedaços, lava-se, enxuga-se a um pano e barra-se com alhos pisados e sal. Põem-se numa caçarola os bocados do coelho, toucinho cortado em tiras, cebola cortada em rodelas, coentros cortados em bocadinhos, vinagre, vinho branco, pimenta, açafrão e queijo ralado por cima do coelho. Leva-se a estufar em lume brando e certo, se o molho secar, acrescenta-se com umas colheres de caldo (pouco) e quando estiver cozido e apurado, retira-se do lume e deita-se o sumo do limão. Tem-se fatias de pão torrado, com as quais se cobre o fundo de uma travessa ou prato coberto, por cima, deitam-se os pedaços do coelho e o molho bem quente para que ensope o pão. Serve-se com arroz e ou batata frita.
BOLO PODRE
85 gr de margarina
150 gr de açúcar
3 ovos
200 gr de farinha
2 c.chá de fermento
1 c.sobremesa de canela
1 dl de leite
50 gr de nozes picadas
3 c.chá de vinho do Porto
manteiga e farinha q.b.
Para a cobertura e decoração:
2 gemas
4 c.sopa de açúcar
12 c.sopa de leite
1 c.sopa de farinha
1 vagem de baunilha
1 c.sobremesa manteiga
folhas de hortelã e groselhas q.b.
Ligue o forno a 160º C. unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Misture bem a manteiga com o açúcar e adicione os ovos, um a um, mexendo sempre. Acrescente a farinha, o fermento, a canela e o leite e mexa muito bem. Por ultimo, junte as nozes e o vinho do Porto. Amasse. Coloque a massa na forma e leve ao forno quente, por cerca de 40 minutos. Prepare o creme, misturando as gemas com o açúcar, o leite, a farinha e a baunilha. Leve ao lume em banho-maria até engrossar. Junte a manteiga e mexa bem. Quando a massa do bolo estiver cozida, desenforme-o ainda morno e regue-o com o creme. Decore com as folhas de hortelã e groselhas.
BOLO MÁRMORE
o peso de 9 ovos de açúcar
1 pacote de chocolate em pó
o peso de 6 ovos de farinha
1 ½ c.chá de fermento
o peso de 3 ovos de manteiga
Bate-se as gemas com o açúcar até ficar uma gemada cremosa, junta-se a manteiga. Junta-se a farinha já com o fermento. Por fim junte as claras em castelo firme envolvendo-as sem partir muito. Divida a massa em metade para duas taças. A uma das taças junte o chocolate em pó e mexa bem, se ficar muito sólido junte umas gotinhas de leite. Deite a massa amarela numa forma untada e enfarinhada, de seguida deite a massa chocolatada por cima da primeira e com a ajuda de uma faca faça um zig zag na massa para que fique marmoreada. Vai ao forno em lume brando.
BOLO DE CAFÉ COM LEITE
1 chávena de chá de café com leite
canela q.b.
250 gr de farinha
1 c.chá de fermento
raspa de 1 limão
1 pires de miolo de nozes bem picadinhas
1 ovo
Bate-se o açúcar com o ovo, junta-se o café com leite (o café deve ser forte e aromático) e a canela, a raspa de limão, a farinha, o fermento, bate-se tudo muito bem e por fim junta-se as nozes. Coze-se em forma untada e enfarinhada.
domingo, 27 de dezembro de 2009
BISCOITOS DE CHOCOLATE E AVEIA
½ copo de manteiga derretida
1 copo de açúcar
1 ovo
60 gr de chocolate amargo derretido e arrefecido
1 c.chá de baunilha
½ c.chá de essência de rum (sabor a rum)
2 c.sopa de água
1 copo de farinha
½ c.chá de fermento
1 copo de flocos de aveia
½ copo de nozes picadas
bate-se bem o ovo com o açúcar, e junta-se a manteiga. Junta-se o chocolate, a baunilha e o sabor a rum e a água. Junta-se então a farinha, o fermento, e o sal e mexe-se bem. Junta-se por fim os flocos de aveia e as nozes. Com as mãos formam-se pequenas bolas que se colocam num tabuleiro untado e vai ao forno brando durante 10 a 12 minutos. Faz 4 dúzias.
BISCOITOS DE MAÇAS E PASSAS
½ copo de manteiga amolecida
1 copo de açúcar amarelo
2 ovos
¼ copo de leite
2 copos de farinha
1 c.chá de fermento
1 c.chá de canela
½ c.chá de sal fino
½ c.chá de noz moscada
¼ c.chá de cravinho
2 maças medias, descascadas, descaroçadas, e cortadas aos bocadinhos (cerca de 1 ½
copos)
1 copo de passas
½ copo de nozes picadas
Junta-se o açúcar com os ovos até cremoso, adiciona-se a manteiga e o leite. Junta-se então os próximos 6 ingredientes lentamente mexendo bem. Junta-se então as maças, passas e nozes. Deita-se às colheradas para um tabuleiro untado e vai ao forno 12 a 14 minutos. Deverá dar cerca de 4 ½ dúzias de biscoitos.
BISCOITOS DE CENOURA
2 copos de cenoura cortada aos bocadinhos
¾ copo de manteiga amolecida
1 copo de açúcar
1 ovo
1 c.chá de baunilha
2 copos de farinha
2 c.chá de fermento
½ c.chá de sal fino
Coze-se as cenouras num tacho com água só o suficiente para cobrir e com uma pitada de sal. Escorrem-se e transformam-se em puré (num liquidificador ou com varinha magica) deverá ficar com 1 copo de puré. Deixe arrefecer. Numa taça misture o ovo e o açúcar até cremoso. Junte a manteiga, a baunilha, o puré de cenoura mexa bem até cremoso. Junte então a farinha, o fermento e o sal. Com a ajuda de uma colher deite pequenas colheradas para um tabuleiro untado e leve ao forno brando durante 12 minutos. Deverá perfazer 5 dúzias de biscoitos.
BISCOITOS DE MANTEIGA AMENDOIM E AVEIA
¾ copo de margarina
½ copo de manteiga de amendoim
¾ copo de açúcar amarelo
½ copo de açúcar
3 ovos
¼ copo de leite
1 c.chá de baunilha
1 ½ copos de farinha
1 c.chá de fermento
½ c.chá de sal fino
1 copo de flocos de aveia
1 copo de amendoins picados
Numa taça misturar bem os 4 primeiros ingredientes, depois juntar os ovos um a um e mexer bem. Junta-se então o leite e baunilha. Junta-se à farinha, o sal e o fermento, e junta-se à massa, mexendo bem até ficar cremoso. Junta-se então a aveia e os amendoins. Com a ajuda de uma colher deite pequenas colheradas de massa para um tabuleiro já previamente untado e separados por 5 cm entre cada biscoito. Vai ao forno médio durante 10 a 12 minutos. Fazem-se cerca de 6 dúzias de biscoitos.
BISCOITOS COM PEDAÇINHOS DE CHOCOLATE
½ copo de manteiga derretida
1/3 copo de açúcar
1/3 copo de açúcar amarelo
1 ovo
1 c.sopa de água
½ c.chá de baunilha
1 ¼ copos de farinha
½ c.chá de fermento
¼ c.chá de sal fino
Mistura-se muito bem a manteiga e os açúcares, depois junta-se o ovo, a água e a baunilha, gradualmente junta-se a farinha, o fermento e o sal. Mistura-se bem, e junta-se os bocadinhos de chocolate e as nozes. Despeja-se então num tabuleiro engordurado às colheradas postas com um intervalo de 5 cm. Vai ao forno em calor brando durante cerca de 15 minutos. Dá para fazer cerca de 3 ½ dúzias.
BISCOITOS DE LARANJA E CHOCOLATE
1 copo de manteiga
90 gr de creme de queijo(tipo queijo philadelphia)
½ copo de açúcar
½ copo de açúcar amarelo
2 ovos
2 c.chá de raspa de laranja
1 c.chá de baunilha
2 copos de farinha
2 c.chá de fermento
1 c.chá de sal fino
180 gr de chocolate semi amargo cortado aos bocadinhos
½ copo de nozes picadas (opcional)
Junta-se os açúcares e o creme de queijo. Junta-se os ovos, a raspa e a baunilha e mexe-se bem. Junta-se a farinha, o fermento e o sal aos poucos e alternadamente. Por fim junta-se o chocolate. Com a ajuda de uma colher de chá despeja-se colheradas de massa com 5 cm de espaço entre eles num tabuleiro untado, querendo salpica-se nesta altura com as nozes ou açúcar granulado e vai ao forno em calor médio durante cerca de 10 minutos. Faz cerca de 6 dúzias de biscoitos.
BROWNIES MOCHA
½ copo manteiga derretida
2/3 copo de açúcar
2 ovos
1 c.chá de baunilha
½ copo farinha
3 c.sopa de cacau em pó
1 c.sopa de café instantâneo em pó
½ c.chá de fermento
¼ c.chá de sal fino
½ copo de nozes picadas
x-x-x-x-x-x-x-x-x-
2 c.chá de café instantâneo em pó
2 c.chá de leite ou mais um pouco se for preciso
¾ copo de açúcar em pó e peneirado
Num tacho derrete-se a manteiga e retira-se do calor. Junta-se o açúcar e adiciona-se os ovos mexe-se muito bem. Junta-se a baunilha, a farinha, o cacau, o café em pó, o fermento e o sal. Mexe-se muito bem. Junta-se então as nozes e despeja-se para uma forma untada quadrada de 20 cm +/- e vai ao forno brando durante 30 a 35 minutos. Deixa-se arrefecer. Para o creme de café dilui-se o café em pó no leite até os cristais estarem dissolvidos, junta-se o açúcar em pó peneirado gradualmente e se for preciso adiciona-se uma colher de chá mais de leite para que o creme obtenha a consistência de creme para poder barrar. Barra-se então o bolo, e corta-se em barras que deverá dar 16.
BROWNIES DE MANTEIGA DE AMENDOIM
¼ copo de manteiga
60 gr de chocolate amargo
1 copo de açúcar
¼ copo de manteiga de amendoim
2 ovos
½ c.chá de baunilha
½ copo farinha
¼ c.chá de fermento
x-x-x-x-x-x-x-x-
½ frasco de Nucrema de chocolate
2 c.sopa de manteiga de amendoim
3 c.sopa de amendoins picados
Derrete-se a manteiga com o chocolate e retira-se do calor. Junta-se o açúcar e a manteiga de amendoim. Juntam-se depois os ovos e a baunilha mexe-se bem. De seguida junta-se aos poucos a farinha, o fermento e o sal e bate-se muito bem. Deita-se numa forma quadrada untada com +/- 22 cm e vai ao forno brando durante 20 minutos. Deixa-se arrefecer. Mistura-se o Nucrema com a manteiga de amendoim e espalha-se sobre o bolo, salpica-se com os amendoins picados e cortam-se as barras que devera dar 24 no total.
BROWNIES ESTALADIÇOS
180 gr de chocolate de leite partido em bocadinhos
1/3 copo de manteiga amolecida
¾ de copo de açúcar
2 ovos
1 c.chá de baunilha
1 copo de farinha
½ c.chá de fermento
¼ c.chá de sal fino
1/3 copo de cereais Rice Krispies (Kellogs)
Derrete-se metade do chocolate em banho-maria e deixa-se arrefecer. Junta-se a manteiga e o açúcar mexe-se bem e depois junta-se os ovos até obter uma massa cremosa. Junta-se então o chocolate e a baunilha. A seguir junta-se a farinha, o fermento e o sal. Mexe-se muito bem. Despeja-se em tabuleiro quadrado de 22 cm +/- já previamente untado, e vai ao forno em calor brando durante 25 a 30 minutos. Quando pronto tira-se para fora e espalha-se o restante chocolate por todo o bolo e vai novamente ao lume por curtos minutos, só o suficiente para amolecer um pouco o chocolate e então tira-se para fora e espalha-se os cereais para que fiquem agarrados aos chocolate. Deixa-se arrefecer e corta-se em 24 barras.
BROWNIES DE PASSAS E AVEIA
¾ copo de flocos de aveia
180 gr de chocolate semi amargo cortado em pedacinhos
6 c.sopa de manteiga
½ copo de açúcar amarelo
2 ovos
1 c.chá baunilha
¾ copo de farinha
½ copo de passas
¼ c.chá de fermento
¼ c.chá de sal fino
Unta-se uma forma quadrada de 22 cm +/- e despeja-se um pouco de aveia no fundo da forma e deixa-se ficar. Num tacho derrete-se o chocolate e a manteiga mexendo sempre. Retira-se do lume. Junta-se o açúcar, a baunilha, os ovos, a farinha, a restante aveia, as passas, o fermento e o sal e mexe-se tudo muito bem. Despeja-se tudo para a forma e vai ao forno durante 30 minutos. Deixa-se arrefecer e corta-se então em barras deverá dar 24 barras.
BROWNIES DE CHOCOLATE E MENTOL
90 gr de creme de queijo(tipo queijo filadelphia)
1/4 copo de manteiga amolecida
3/4 copo de açúcar
2 ovos
2/3 copo de farinha
1/2 c.chá de fermento
1/4 c.chá de sal fino
-x-x-x-x-x
1/3 copo de nozes picadas
30 de chocolate amargo derretido e arrefecido
x-x-x-x-x
1/2 c.chá de extracto de mentol
algumas gotas de colorante verde para comida
x-x-x-x-x
30 gr de chocolate amargo
1 c.sopa manteiga
1 copo de açúcar em pó peneirado
1/2 c.chá baunilha
2 c.sopa de água a ferver
Mistura-se bem o açúcar e os ovos, depois adiciona-se o creme de queijo, e a manteiga mexe-se bem. Junta-se então a farinha, o fermento e o sal mexe-se bem até ficar tudo cremoso. Divide-se então a massa por duas taças, junta-se a uma delas as nozes e o chocolate. À outra massa junta-se o extracto e o colorante e mexe-se bem. Num tabuleiro quadrado de +/- 22 cm untado, despeja-se então as massas as colheradas tipo damas uma massa de chocolate outra de mentol e sempre assim de seguida e com uma espátula passa-se pela massa para que fique marmoreada. Vai ao forno médio durante 15 a 20 minutos para o creme: derrete-se o chocolate e a manteiga sobre lume muito brando mexendo sempre. Retira-se do lume e junta-se o açúcar em pó, a baunilha e a água até ficar num creme grosso mas que se possa espalhar. Espalha-se sobre o bolo que se corta às barras e deverá resultar em 24 barras.
LINGUAS DE VEADO
250 gr de manteiga
250 gr de farinha
200 gr de açúcar
óleo para untar os tabuleiros
Bata a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar. Adicione a farinha, alternando com as claras (NÃO EM CASTELO). Com a ajuda de um saco de pasteleiro munido com um bico largo deite dentro de tabuleiros untados de óleo formando pequenas tiras espaçadas. Leve ao forno pré-aquecido. Passados 10 minutos verifique se as línguas estão cozidas e douradas.
BROWNIES MARMOREADOS
3/4 copo de manteiga
1 copo de açúcar
3 ovos
1 c.chá de baunilha
1 copo de farinha
3/4 c.chá de fermento
1/4 c.chá de sal fino
-x-x-x-x-x-x
1 c.sopa de café instantâneo
1 c.sopa de água
60 gr de chocolate amargo, derretido e arrefecido
-x-x-x-x-x-x
1/2 copo de pedaços de chocolate de leite
1/4 copo de amêndoas picadas e torradas
Junta-se a manteiga e o açúcar até ficar cremoso, junta-se então os ovos e a baunilha, bate-se bem. Vai-se juntando alternadamente a farinha, o fermento e o sal, até ficar tudo bem mexido. Separa-se então metade da massa para outro taça. Numa delas junta-se então o café dissolvido em água bem como o chocolate derretido e arrefecido, e mexe-se muito bem. Tem-se um tabuleiro tamanho 32 x 22cm+/- já untado onde se dispõe a massa as colheradas tipo damas, colherada de massa de chocolate, outra da branca e sempre assim alternando sempre. No fim passa-se com uma espátula em zig zag por o meio das massa para marmorear ligeiramente. Vai ao forno 20 a 25 minutos. Mal sai do forno salpica-se com os bocadinhos de chocolate para que este derreta e de seguida com as amêndoas. Corta-se em barras e devera obter-se 32 barras.
BROWNIES DE TRÊS CORES (três camadas)
1ªcamada
1 copo de aveia
1/2 copo de farinha
1/2 copo de açúcar amarelo
1/4 c.chá de fermento
1/4¼ c.chá de sal fino
6 c.sopa de manteiga derretida
2ªcamada
3/4 copo de açúcar
1/4 copo de manteiga derretida
30 gr de chocolate amargo, derretido e arrefecido
1 ovo
2/3 copo de farinha
1/4 c.chá de fermento
1/4 c.chá de sal fino
1/4 copo de leite
1/4 c.chá de baunilha
1/2 copo de nozes picadas
3ªcamada
30 gr de chocolate amargo
2 c.sopa de manteiga
1 1/2copos de açúcar inglês (em pó)
1 c.chá de baunilha
2 c.sopa de água quente
Para a 1ª camada: misturam-se os primeiros 5 ingredientes e junta-se a manteiga derretida mistura-se bem e com este preparado forra-se um tabuleiro rectangular de 27 x 18 cm mais ou menos. Vai ao forno 10 minutos.
Para a 2ª camada: mistura-se o açúcar a manteiga o chocolate e o ovo mistura-se muito bem. Noutra taça mistura-se então a farinha, o fermento e o sal e vai-se então juntar aos poucos esta mistura à massa de chocolate alternando com o leite e a baunilha, mexe-se bem. Junta-se as nozes. Deita-se de seguida na forma esta mistura. Volta ao forno mais 25 minutos. Deixa-se arrefecer.
Para a 3ª camada: num tacho derrete-se o chocolate e a manteiga mexendo sempre. Retira-se do lume junta-se o açúcar em pó, a baunilha e a água quente alternadamente para que este creme fique com consistência para poder despejar embora grosso. Barra-se o bolo com este creme e corta-se as barras depois de frio obtendo-se 16 barras. Enfeita-se cada barra com uma meia noz.
sábado, 26 de dezembro de 2009
NOTA SOBRE RECEITAS AMERICANAS
1 copo = 225 ml
1/2 copo= 112 ml
1/4 copo=50 ml
1/3 copo=75 ml
2/3 copo = 150 ml
Caso queira comprar um copo de medida existem no hiper Continente por menos de 5 €. Estão perto das formas, balanças e outros utensílios para a cozinha.
BROWNIES DE CHOCOLATE
para a massa
120 gr de chocolate para culinária
6 c.sopa de manteiga ou margarina
2 ovos
¼ copo de açúcar
2 c.sopa de leite
1 c.chá de baunilha
½ copo de farinha
½ c.chá de fermento
para o creme
2 gemas
2/3 copo de açúcar
2/3 copo de leite condensado
1/4 copo de manteiga ou margarina
1 copo de coco
1/2 copo de nozes picadas
Num tacho derrete-se o chocolate e a manteiga mexendo constantemente. Tira-se do calor. Numa outra taça adiciona-se os ovos e o açúcar, depois o leite, e baunilha mexe-se muito bem. Junta-se a farinha e o fermento e por fim o chocolate derretido. Despeja-se num tabuleiro quadrado que tenha +/- 20 a 25 cm. Que tenha já anteriormente sido engordurado. Vai ao for médio durante 15 minutos. Tira-se para fora e espalha-se o creme de coco por cima e volta novamente ao forno durante mais 25 a 30 minutos. Deixa-se arrefecer e corta-se em barras de 2 x 10 cm +/-. Deverá fazer-se 20 barras. Para o creme: numa taça bate-se 2 gemas com o açúcar, o leite condensado, a manteiga derretida, o coco e as nozes mexe-se bem.
BISCOITOS DA TIA MATILDE
1 pacote de margarina 250grms. derretida
4 ovos
1 c. chá de fermento
raspa de 1 limão
1 kg. de farinha
1 chávena de leite
100 grs. de coco
50 gr. de açúcar
Numa taça junta-se o açúcar com os ovos até ficar cremoso. Depois vai-se juntando aos poucos todos os outros ingredientes alternando os líquidos com os sólidos. A massa no final fica grossa e tem que se tender com as mãos. É nesta altura que os nossos pequenotes gostam de entrar em cena pois como esta massa se pode manusear como a plasticina os bolinhos podem ter o feitio que se lhes quiser dar.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
EGG NOG (bebida Natalícia dos EUA)
75 gr de açúcar
5 dl de leite gordo
1,25 dl de rum
1,25 dl de Whisky Bourbon
1 c.chá de baunilha liquida
¼ c.chá de sal
250 ml de natas batidas
6 claras batidas em castelo
75 gr de açúcar
noz moscada q.b.
Numa misturadora deite as gemas e mexa até bem misturadas. Gradualmente junte o primeiro açúcar, batendo em velocidade alta até ficar com cor de limão. Junte o rum, o whisky, baunilha, e o sal. Meter no frigorífico até ficar bem gelado. Numa taça bater as natas até ficarem muito bem batidas. Noutra taça bater muito bem as claras até ficarem em castelo bem firme (ter em atenção de lavar as varinhas entre os dois ingredientes caso contrario as claras não ficaram em castelo firme) às claras vá juntando o segundo açúcar gradualmente. Deite a mistura das gemas, e as natas batidas, na taça das claras e mexa até ficar tudo bem misturado. Serve-se imediatamente salpicando cada copo com um pouco de noz moscada. Para fazer EGG NOG sem álcool basta omitir as duas bebidas alcoólicas e aumentando o leite para 7,5 dl.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
ESCABECHE DE BACALHAU
3 cebolas grandes
1 ramo de salsa
1 cravinho
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de colorau
óleo
azeite
vinagre
sal
Fritam-se as postas de bacalhau. Coloca-se num tacho azeite e óleo em partes iguais, a cebola cortada às rodelas finas, o cravinho, os dentes de alho, o louro, e a salsa. Quando a cebola estiver frita junta-se o colorau e um pouco de vinagre. Tempera-se com sal e pimenta e verte-se sobre o bacalhau. Acompanha com batatas cozidas.
CALDEIRADA DE BACALHAU
500 gr de batatas
2 cebolas
2 dentes de alho
4 tomates
1 ramo de salsa
azeite
vinho branco
sal, pimenta e colorau q.b.
Cobre-se o fundo de um tacho com as cebolas às rodelas, os dentes de alho picados, os tomates cortados em quartos, a salsa e um pouco de colorau. Junta-se o azeite e um pouco de vinho branco. Mistura-se o bacalhau e as batatas cortadas às rodelas, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se ferver.
BACALHAU DE CEBOLADA
3 cebolas
50 gr de margarina
2 tomates
1 folha de louro
farinha, sal, q.b.
Óleo para fritar
Passam-se as postas de bacalhau por farinha e fritam-se no óleo bem quente. Leva-se a margarina ao lume, juntamente com a cebola e o tomate às rodelas e a folha de louro. Deixa-se ferver até apurar. Regam-se as postas de bacalhau com esta cebolada e serve-se. Acompanha-se com batatas cozidas.
BACALHAU À MODA DA PROVENÇA
½ litro de leite
50gr de margarina
1 embalagem de natas
2 tomates pelados
2 cebolas
2 dentes de alho
1 c.sopa de farinha
1 pitada de açafrão
1 copo de vinho branco
sal e pimenta q.b.
Mergulham-se as postas de bacalhau no leite e deixam-se ficar de molho durante algumas horas. (para quem trabalha pode deixar ficar de molho no leite dentro do frigorifico tapado, para não secar nem se estragar) Retiram-se, escorrem-se e alouram-se na margarina, após o que se colocam numa travessa, mantendo-a quente até servir. Na mesma frigideira onde se alourou o bacalhau, coloca-se o tomate, o alho, as cebolas cortadas às rodelas, a pitada de açafrão e a farinha, mexendo com uma colher de pau. Deixa-se ferver em lume brando durante 10 minutos e juntam-se depois as natas, deixando cozer durante mais 10 minutos. Tempera-se o molho com sal e pimenta e verte-se sobre o bacalhau. Serve-se com batatas cozidas.
BACALHAU À ESPANHOLA
1 c.sopa de azeite
2 cebolas
1 dente de alho
2 tomates
1 dl de vinho branco
sal
pimenta
salsa picada
azeitonas (opcional)
Coze-se o bacalhau e desfaz-se em lascas. Coloca-se num recipiente com um pouco de azeite leva-se ao lume. Juntam-se as cebolas e o alho picados e o tomate às rodelas. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se ferver durante alguns minutos. Junta-se então o vinho deixando apurar. Polvilha-se com salsa picada e colocam-se por cima azeitonas. Acompanha com batatas cozidas.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
BACALHAU ROSADO
2 cebolas
1 embalagem de natas
1 c.sopa de margarina
4 c.sopa de ketchup
2 dentes de alho
1 gema de ovo
7 batatas grandes
sal
Coze-se o bacalhau que se desfia em seguida. Picam-se as cebolas e os dentes de alho que se alouram na margarina. Junta-se o bacalhau desfiado, as natas e o ketchup, deixando cozer em lume brando. Unta-se um tabuleiro, coloca-se uma camada de puré, depois o creme, terminando com nova camada de puré. Pincela-se com gema de ovo e leva-se ao forno até tostar.
BACALHAU CREMOSO
50 gr de margarina
3 dl de leite
1 c.sopa de farinha
2 gemas de ovo
700 gr de batatas
1 cebola
½ limão
sal, pimenta e noz moscada q.b.
Cozem-se as batatas e o bacalhau e deixa-se arrefecer, guardando a agua da cozedura. Mistura-se 2 dl desta agua com o leite e leva-se ao lume a ferver. Derrete-se a margarina e junta-se-lhe a farinha, mexendo bem. Junta-se então a mistura de leite e caldo do bacalhau, tempera-se com sal, pimenta, noz-moscada e o sumo de ½ limão. Misturam-se as gemas de ovo e mexe-se bem. Unta-se o fundo de um tabuleiro e colocam-se as rodelas de cebola. Sobre estas dispõem-se as rodelas de batata, alternando com o bacalhau desfiado. Verte-se o molho por cima e polvilha-se com queijo ralado. Leva-se ao forno.
BACALHAU COM MOSTARDA
1/2 chávena de pão ralado
1 c.sopa de salsa picada
2 c.sopa de mostarda
1 chávena de leite
queijo ralado
sal
Colocam-se as postas de bacalhau num tabuleiro untado. Mistura-se o pão ralado, a salsa picada, a mostarda e o leite, batendo bem até ficar molho homogéneo. Cobrem-se as postas de bacalhau com este molho. Polvilha-se com queijo ralado e leva-se ao forno a gratinar. Acompanha com batata cozida.
BACALHAU COM IMAGINAÇÃO
1 pacote de sopa de marisco
1 c.sopa de margarina
2 ovos cozidos
1 tomate pelado
2 c.sopa de salsa picada
sal e pimenta q.b.
Faz-se a sopa de marisco seguindo-se as instruções do pacote. Adiciona-se a margarina derretida, deixando ferver durante alguns minutos. Juntam-se então os ovos picados, o tomate esmagado e a salsa. Tempera-se com sal e pimenta a gosto. Deixa-se ferver durante 5 minutos. Verte-se este molho sobre as postas de bacalhau previamente cozido e serve-se. Acompanha com batatas cozidas.
BACALHAU À MAÎTRE D’HOTEL
300 gr de camarões
200 gr de margarina ou manteiga
sumo de 2 limões
1 ramo de salsa
pimenta e sal q.b.
Coze-se o bacalhau e parte-se em lascas. Cozem-se também os camarões. Coloca-se o bacalhau e os mariscos numa caçarola, junta-se a margarina ou a manteiga, a salsa picada o sumo dos limões. Tempera-se com pimenta. Leva-se ao lume, mexendo sempre até apurar. Acompanha com arroz branco.
BATIDO DE MORANGO
2 copos de gelado de morango
1 copo de leite
1 copo de morangos maduros e vermelhinhos
Deite os ingredientes num copo de misturadora e mexa até ficar homogéneo. Sirva imediatamente.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
SALADA DE BACALHAU
1 folha de louro
1 cenoura
4 batatas cozidas
2 ovos cozidos
2 c.sopa de vinagre
½ alface
2 tomates
azeite
maionese
salsa picada
sal
pimenta
Cozem-se as postas de bacalhau em água a ferver aromatizada com a cenoura e a folha de louro. Escorre-se e parte-se em lascas. Coloca-se numa saladeira, juntamente com as batatas cozidas e cortadas aos bocados, a alface migada e os ovos e o tomate às rodelas. Tempera-se com sal, pimenta, azeite e vinagre. Junta-se duas colheradas de maionese e mistura-se tudo muito bem até que fique a maionese bem misturada. Polvilha-se com salsa picada e serve-se depois de ter ido ao frigorifico e ficar fria.
PUDIM DE BACALHAU
2 dentes de alho
2 cebolas
3 cenouras
1 molho de espinafres
3 gemas de ovo
3 claras de ovo
1 chávena de farinha
1 pitada de fermento
sal
pimenta
pão ralado
Coze-se o bacalhau e desfia-se. Pica-se o alho, as cebolas e rala-se a cenoura. Cozem-se os espinafres que se picam. Misturam-se as gemas com a farinha, o fermento, o bacalhau desfiado e os legumes. Tempera-se de sal e pimenta. Incorporam-se as claras batidas em castelo. Coloca-se esta massa numa forma untada, polvilha-se com pão ralado e leva-se ao forno a gratinar. Acompanha-se com salada.
SALADA DE BACALHAU COM GRÃO
350 gr de grão de bico
1 cebola
3 ovos cozidos
azeite e vinagre
sal, pimenta e salsa picada q.b.
Cozem-se as postas de bacalhau e o grão de bico. Dispõe-se tudo numa travessa e polvilha-se com cebola e salsa picada. Tempera-se com sal, pimenta, azeite e vinagre. Guarnece-se com rodelas de ovo cozido
CARIL DE BACALHAU
1/2 chávena de caldo de galinha
1 maçã
1 cebola
2 c.café de caril em pó
sal e pimenta q.b.
Leva-se ao lume a cebola picada, a maçã cortada em cubos, o caldo de galinha e o caril. Deixa-se ferver e junta-se o bacalhau em lascas, temperando com sal e pimenta. Acompanha com arroz branco.
BOLINHOS DE BACALHAU
500 gr de batatas
1 cebola
3 dentes de alho
1 ramo de salsa
4 ovos
sal e pimenta q.b.
Coze-se o bacalhau e as batatas. Depois de tudo cozido, desfia-se o bacalhau e passa-se pelo passador, juntamente com as batatas. Junta-se a massa a cebola e a salsa picadas e os ovos previamente batidos. Envolve-se bem a massa, temperando com sal e pimenta. Com a ajuda de uma colher formam-se bolinhos que se fritam em óleo muito quente.
BACALHAU RÁPIDO
200gr de margarina
7 batatas grandes
3 c.sopa de natas
sal, pimenta e salsa picada q.b.
Coze-se o bacalhau e desfia-se. Derrete-se a margarina numa frigideira e junta-se o bacalhau. Misturam-se as batatas previamente cozidas e reduzidas a puré. Tempera-se de sal e pimenta, mexe-se bem e juntam-se as natas. Polvilha-se com salsa picada e serve-se.
BACALHAU GALEGO
2 cebolas
2 dentes de alho
3 tomates
1 ovo cozido
1 c.café de açafrão
1 dl de vinho branco
sal, pimenta, azeite e salsa picada q.b.
Alouram-se as cebolas às rodelas e os alhos picados num pouco de azeite. Junta-se o tomate, o açafrão e o vinho branco, deixando ferver alguns minutos. Junta-se o bacalhau, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozer em lume brando. Antes de servir, polvilha-se com ovo cozido e salsa picada. Acompanha-se com arroz branco.
BACALHAU EM LEITE
1 cebola
1 ramo de salsa
150 gr de margarina
1,5 dl de leite
sal, pimenta, noz-moscada e farinha q.b.
Leva-se ao lume a margarina com a cebola picada, o ramo de salsa, um pouco de pimenta e noz-moscada. Rega-se com o leite, deixando ferver durante uns minutos. Junta-se então o bacalhau que foi previamente cozido e partido em lascas. Adiciona-se também um pouco de farinha para engrossar o molho. Serve-se com batata cozida.
BACALHAU DE FRICASSÉ
3 ovos
azeite
2 cebolas
3 dentes de alho
1 c.sopa de farinha
3 gemas
salsa picada
sumo de um limão
sal e pimenta q.b.
Coze-se o bacalhau e parte-se em lascas, retirando pele e espinhas. Passa-se por ovo batido e frita-se em azeite bem quente. Ao azeite da fritura juntam-se as cebolas às rodelas, os dentes de alho esmagados e a pimenta. Quando a cebola estiver alourada, junta-se um pouco de agua de cozer o bacalhau onde se dissolveu um pouco de farinha. Deixa-se arrefecer e juntam-se as gemas de ovo batidas e o sumo de limão. Mexe-se bem, mantendo ao lume para cozer as gemas. Polvilha-se com salsa picada. Acompanha com arroz feito com agua de cozer o bacalhau.
BACALHAU COM MOLHO BRANCO
2 c.sopa de margarina
1 cebola
500 gr de batatas
1 dl de leite quente
100 gr de queijo ralado1 ramo de salsa 1 gema de ovo sal
molho branco
Aloura-se a cebola picada na margarina. Cozem-se as batatas e reduzem-se a puré, misturando-se com o leite quente, o queijo ralado e a salsa picada. Coloca-se metade do puré num tabuleiro de ir ao forno. Cobre-se com o bacalhau cozido, desfiado, e misturado em molho branco. Tapa-se com uma camada de puré e pincela-se com gema de ovo. Leva-se ao forno a gratinar.
MOLHO BRANCO
1/4 litro de leite
1/4 litro de agua da cozedura do bacalhau
2 c.sopa de farinha
1 c.sopa de manteiga
sal, pimenta, sumo de limão ou noz moscada
Junta-se a agua ao leite. Daqui retira-se um pouco desta mistura para se desfazer a farinha. O restante liquido põe-se ao lume e quando levantar fervura, deita-se sobre a mistura de farinha. Leva-se ao lume até engrossar, deixando ferver 2 minutos. Fora do lume juntam-se a manteiga e os temperos.
BACALHAU À SEVILHANA
2 dl de azeite
500 gr de batatas
4 cebolas
pão ralado
sal e pimenta q.b.
queijo parmesão
1 gema de ovo
Parte-se o bacalhau as lascas e frita-se em azeite. Parte-se as batatas em rodelas grossas e cebolas também. Frita-se. Numa travessa de ir ao forno coloca-se uma camada de rodelas de cebola, por cima de uma de bacalhau, seguindo-se uma de batata, e assim por diante, polvilhando sempre com pimenta, pão ralado e queijo parmesão. Terminar com batatas, que se cobrem de gema de ovo e pão ralado. Leva-se ao forno a tostar.
JANGADAS CHINESAS
GUACAMOLE
1 rodela fina de cebola
1 c.sopa de sumo de limão
1 dente de alho amassado
½ c.chá de sal fino
Num liquidificador juntam-se todos os ingredientes e passa-se tudo a puré. Deita-se numa taça de servir e acompanha batata frita tipo tiras de milho que sejam rijas para molhar e não partir dentro da taça.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
FOFINHOS DE BACALHAU
50 gr de margarina
50 gr de farinha
1 cebola
3 dl de leite
2 gemas de ovo
3 claras
sumo de ½ limão
sal e pimenta q.b.
Leva-se a cebola a refogar, juntamente com a margarina. Junta-se a farinha, mexe-se bem e vai-se adicionando gradualmente o leite. Logo que começar a ferver, retira-se e junta-se o bacalhau muito bem desfiado, as gemas de ovo, o sumo de limão e tempera-se com sal e pimenta. Batem-se as claras em castelo e misturam-se ao preparado anterior. Frita-se às colheradas em óleo bem quente.
BACALHAU PARISIENSE
4 alhos franceses
100gr de margarina
sumo de 1 limão
1 embalagem de natas
sal q.b.
Lavam-se os alhos franceses, retirando-lhes a parte branca que se leva ao lume juntamente com a margarina. Junta-se um pouco de agua e deixa-se cozer. Colocam-se os alhos no fundo de um tabuleiro untado e por cima dispõem-se as postas de bacalhau. Rega-se com o sumo de limão e cobrem-se com as natas. Leva-se ao forno a gratinar. Acompanha com arroz branco.
BACALHAU À TI’CLARA
½ kg de batatas
azeite
2 cebolas
3 gemas de ovo
2 limões
salsa picada
Coze-se o bacalhau e as batatas. Desfia-se o bacalhau e coloca-se uma camada no fundo de um tabuleiro. Por cima, coloca-se uma camada de batatas às rodelas, depois outra de bacalhau e assim sucessivamente, sendo a ultima camada de batatas. Leva-se ao lume um pouco de azeite e as cebolas picadas. Quando as cebolas estiverem alouradas, retira-se do lume e incorporam-se as gemas previamente batidas e a que se juntou o sumo dos limões. Verte-se o molho sobre o bacalhau e as batatas. Polvilha-se com salsa picada e serve-se.
BACALHAU EM LEITE
sumo de 1 limão
4 dentes de alho
3 dl. de leite
1 folha de louro
1c.(de sopa) de manteiga
1 dl. de azeite
1 kg. de batatas
sal, pimenta, ovo batido e pão ralado q.b.
Corte o bacalhau em pedaços grandes e tempere com sal, pimenta, sumo de limão, alho laminado e leite. Deixe marinar durante uma hora. Escorra então o bacalhau do liquido e passe por ovo batido e pão ralado. Coloque num tabuleiro e junte o louro e a manteiga. Ladeie ainda com azeite e um pouco do leite da própria marinada e leve ao forno durante 35 minutos. Entretanto, coza as batatas com a casca. Pele-as e sirva com o bacalhau e o molho.
TOMATES RECHEADOS COM CAMARÕES
MOLHO BECHAMEL
Em lume brando, numa caçarola, derrete-se uma colher de margarina ou manteiga e polvilha-se com uma colher de farinha. Deixa-se cozer sem deixar ganhar cor, até aparecer a superfície uma espuma esbranquiçada. Rega-se de uma só vez com 3 dl de leite e mexe-se com a colher de pau ou com a vara de arames, até tudo estar bem ligado. Tempera-se de sal, pimenta e noz moscada, e deixa-se cozer em lume brando durante 10 minutos aproximadamente.
domingo, 20 de dezembro de 2009
MOLHO BRANCO
1/4 litro de agua da cozedura do bacalhau
2 c.sopa de farinha
1 c.sopa de manteiga
sal, pimenta, sumo de limão ou noz moscada
Junta-se a agua ao leite. Daqui retira-se um pouco desta mistura para se desfazer a farinha. O restante liquido põe-se ao lume e quando levantar fervura, deita-se sobre a mistura de farinha. Leva-se ao lume até engrossar, deixando ferver 2 minutos. Fora do lume juntam-se a manteiga e os temperos.
DELÍCIA DE QUEIJO
1 lata de leite condensado
250 gr de queijo mascarpone
6 dl de natas
bolachas tipo Maria rectangulares torrada ou não conforme gosto qb
3 dl de café forte adoçado a gosto
cacau em pó
1-Misture o leite condensado com o queijo mascarpone.
2-Bata as natas bem batidas até ficarem bem firmes.
3-Envolva as natas à mistura anterior e misture bem.
4-Num tabuleiro rectangular coloque em camadas alternadas entre o creme e bolachas enbebidas no café.
5-Finalize com o cacau em pó polvilhado.
6-Coloque no frio durante duas horas e sirva.
sábado, 19 de dezembro de 2009
BACALHAU À BAIANA
2 tomates
1 cebola
sal
pimenta
1 ramo de salsa e coentros
6 c.sopa de azeite
¼ litro de leite de coco
2 c.sopa de maisena
Depois de deixar o bacalhau de molho de véspera, muda-se a água, enxagua-se e leva-se ao lume durante 10 minutos. Tira-se as peles e as espinhas. Aquece-se o azeite e refoga-se a cebola. Junta-se o bacalhau em pedaços, o tomate batido no liquidificador, o raminho de salsa e coentros e 1 chávena de agua. Cozinha-se com a panela tapada e o lume médio. Quando começar a secar, junta-se o leite de coco e deixa-se cozinhar, em lume brando, durante 5 minutos. Com uma escumadeira, tira-se o bacalhau para uma travessa. Tira-se o ramo de salsa e coentros e engrossa-se o molho com a maisena dissolvida em agua ou leite. Despeja-se sobre o bacalhau e serve-se. Acompanha com batata cozida as rodelas.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
ARROZ DE SALSICHAS
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
PATANISCAS DE BACALHAU
100 gr de farinha
3 dl de leite
2 ovos
1 ramo de salsa
sal e pimenta q.b.
Coze-se o bacalhau, desfiando-o em seguida. Mistura-se a farinha com o leite e os ovos, mexendo bem para dissolver. Junta-se o bacalhau desfiado. Tempera-se com sal e pimenta e junta-se salsa picada. Frita-se às colheradas em óleo muito quente.
Dica da minha amiga Isabel: Experimenta separar as gemas das claras e bater estas em castelo e depois mistuar suavemente. Ficam as pataniscas fofas e gordas
MOLHO BECHAMEL
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
ARROZ DE BACALHAU
Ingredientes
2 postas de bacalhau
1 chávena de arroz
2 ½ chávenas de agua
1 cebola
2 tomates
1 pimento
Sal
Pimenta
Azeite
Faz-se um refogado com a cebola picada, um pouco de azeite, o tomate e o pimento cortado as tiras. Junta-se a agua. Quando levantar a fervura, junta-se o bacalhau já previamente lascado deixando ferver durante algum tempo e junta-se então o arroz. Tempera-se de sal e pimenta e deixa-se cozer.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
ARROZ DE CARIL
banha
1 frango cortado aos bocados
água de coco(lata ou garrafa)
sal, piripiri, caril em pó e açafrão q.b.
Dentro de uma caçarola põe-se cebola bem picada e banha, quando a cebola estiver loura, junta-se-lhe o frango devidamente cortado e limpo da maior parte da gordura que tenha agarrada. Depois de louro junta-se a água de coco, sal, piripiri e o açafrão. Se for preciso adiciona-se água para cobrir o frango para que este coza. À parte faz-se um arroz branco bem solto que se serve junto com o frango e o molho.
Dica da minha amiga Isabel: Em vez de banha experimenta usar olea de palma (compra-se no hiper em frascos e latas), mas não se usa muita quantidade. Para um frango ou 1 Kg de camarão basta 1 c de sopa, e podes sempre juntar 1 c de chá de pó de caril, se conseguires arranjar caril em pasta então fica delicioso. Fica muito “mais africano”
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
MOUSSE DE CANELA
150 gr de açúcar
4 gemas
4 dl de leite
2 colheres de café de canela
4 dl de natas
Água, biscoitos de canela (Ricanela) e paus de canela a gosto
Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Bata o açúcar com as gemas até ficar cremoso. Leve ao lume o leite com 1 colher (café) de canela, até ferver.
Retire e verta em fio para o creme, mexendo sempre. Leve novamente ao lume, até obter um creme espesso sem deixar ferver. Retire.
Escorra a gelatina e dissolva-a no preparado anterior. Deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. Envolva as natas batidas. Distribua por taças até cerca de metade e ponha os biscoitos esmagados e por cima a restante mousse. Leve ao frigorifico, até refrescar. Retire, polvilhe com canela em pó a gosto e coloque paus de canela a decorar.
domingo, 13 de dezembro de 2009
ARROZ DE ATUM
2 ½ chávenas de agua
1 cebola
2 latas de atum
azeite qb
Coloca-se azeite no fundo de um tacho de modo a cobrir quase todo o fundo do mesmo, põe-se em lume brando e logo que esteja o azeite morno despeja-se o arroz (lavado para quem quiser) mexe-se rapidamente e junta-se o óleo ou azeite das latas de atum, junta-se a água mexe-se e deixa-se cozer. Quando o arroz estiver quase cozido, junta-se o atum e mexe-se com garfo. No momento de servir polvilha-se com cebola muito bem picada.
sábado, 12 de dezembro de 2009
OMELETA DE BACALHAU
3 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
6 ovos
salsa picada
óleo p/fazer omeleta
Desfia-se uma posta de bacalhau cozido, tirando-lhe as peles e as espinhas e juntando-lhe 3 dentes de alho picadinho e pimenta. Batem-se os ovos e tempera-se de sal, pimenta e salsa picadinha. Quando o óleo estiver bem quente, deita-se os ovos já batidos, quando começarem a ganhar consistência põe-se em cima o bacalhau desfiado e enrola-se a omeleta. Serve-se acompanhada de salada de agriões e arroz branco.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
SONHOS DE BACALHAU
130 gr de farinha
20 gr de manteiga
125 gr de bacalhau desfiado, cru e demolhado
2 gemas
4claras
1 c.chá de fermento
óleo para fritar
sal q.b.
Num tachinho, deitam-se a água, umas pedrinhas de sal e a farinha, leva-se ao lume até cozer a farinha, mexendo sempre rapidamente, para a farinha não se pegar ao fundo do tacho. Já fora do lume, junta-se a manteiga, o bacalhau, as gemas e as claras batidas em castelo, bate-se bem e junta-se-lhes só no fim, o fermento. Fritam-se os sonhos em bastante óleo, bastando uma colher de chá de massa, para cada sonho.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
ESPARGUETE À NAPOLITANA
1 cebola picada
azeite
margarina
pimenta
2-3 tomates partidos
piri piri
250 gr de esparguete
queijo parmesão ralado
Faz-se um refogado bem apurado, com azeite, margarina, 1 cebola e pimenta, depois deitam-se 2 ou 3 tomates partidos, piri piri e a carne picada, tapa-se a caçarola e deixa-se estufar assim. Num tacho com bastante água temperada de sal, cozem-se 250 gr de esparguete está cozido mas ainda inteiro escorre-se num passador à torneira de água fria. O esparguete assim preparado põe-se num tacho pirex e todo o molho e carne do outro tacho deita-se por cima misturando bem com o auxilio de dois garfos. Polvilha-se todo com queijo Parmesão ralado e serve-se.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
BABA DE CAMELO
6 gemas
6 claras
Coloque uma lata de leite condensado na panela de pressão, coberta com agua e coza-a durante uma hora. Deixe arrefecer e abra a lata. Bata muito bem o conteúdo com 6 gemas e envolva as 6 claras batidas em castelo. Leve ao frigorifico até a hora de servir. Se quiser enfeite com amêndoa picada.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
ARROZ DE PEIXE
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
CAMARÃO FRITO
½ c.chá de açúcar
½ c.chá de sal fino
1 ovo batido
2 c.sopa de óleo
1 copo de água fria
1 quilo de camarão com casca
Junta-se a farinha, o açúcar, e o sal numa taça, no centro deita-se o ovo, o óleo, e a agua e mexe-se muito bem até ficar tudo homogéneo. Descasca-se o camarão excepto a ultima secção e a cauda. Limpa-se o veio na parte de traz do camarão lavam-se e secam-se muito bem. Passam-se pela massa e vão a fritar em óleo quente durante 2 a 3 minutos. Tiram-se para fora e colocam-se num papel absorvente. Servem-se mornos.
domingo, 6 de dezembro de 2009
CROQUETES DE BACALHAU À FRANCESA
sal e pimenta
½ c.café de mostarda
manteiga
2 gemas de ovo
pão ralado
salsa
Depois de cozido o bacalhau tira-se a pele e as espinhas e passa-se pela máquina. Faz-se um molho béchamel, junta-se o bacalhau e tempera-se com sal, pimenta, mostarda, manteiga e 2 gemas de ovo. Enrola-se os croquetes. Passa-se por pão ralado e frita-se em azeite ou óleo muito quente. Serve-se com arroz a gosto.
sábado, 5 de dezembro de 2009
LOMBINHOS DE PORCO SALTEADOS
LULAS COM NATAS
1 kg de lulas
2 cebolas picadas
2 dentes de alho
azeite
3 dl de concentrado de tomate
1 copo de vinho branco
sal e pimenta q.b.
3 c.sopa de natas
Lavam-se as lulas, arranjam-se e cortam-se em argolas (de preferência adquira lulas já amanhadas). Faz-se um refogado com cebola, azeite e os alhos, deixa-se alourar e junta-se-lhes as lulas, concentrado de tomate e o vinho branco. Tempera-se de sal e pimenta, deixam-se cozer.Rectifica-se-lhes os temperos e adicionam-se por fim as natas. Servem-se com arroz branco e polvilha-se com salsa picada.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
AÇORDA DE BACALHAU
2 Postas de bacalhau demolhado
350 gr de pão duro
6 dentes de alho
3 ovos
Azeite p.b.
Sal
Pimenta
Coze-se o bacalhau e desfaz-se em lascas. Desfaz-se o pão na agua de cozer o bacalhau tendo sido previamente coada num passador coa-se o pão para que não leve muita agua. Num tacho leva-se o azeite com os dentes de alho ao lume até estes estarem louros. Junta-se o pão molhado e continua-se a mexer sempre para não pegar ao fundo, tempera-se de sal e pimenta a gosto.Junta-se então o bacalhau mexe-se mais um pouco. Imediatamente antes de servir junta-se os ovos previamente batidos mexendo bem, e serve-se.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
BOLO DA NITA
6 ovos
o peso dos ovos de açúcar
o peso de 3 ovos de farinha
1 c.chá de canela
1 c.sopa de fermento
50 gr de manteiga
1 cálice de vinho do Porto
passa e nozes q.b.
Bate-se muito bem as gemas e o açúcar. Deita-se a seguir a manteiga, a canela, o vinho do Porto junta-se a farinha já com o fermento aos poucos, depois juntam-se as claras batidas em castelo, e por último as passa e as nozes partidas aos bocadinhos. Coze-se em forma untada e enfarinhada em forno brando.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
BOLO DE IOGURTE
3 ovos
1 boião de iogurte simples
1 boião de óleo
3 boiões de açúcar
3 boiões de farinha
1 c.chá de fermento
Batem-se as gemas com o açúcar, junta-se o óleo, a farinha e o iogurte, por fim as claras batidas em castelo. Vai ao forno em forma untada e enfarinhada. Para variar experimente por iogurtes com paladares e até com pedaços ficam muito bons.